sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DA 9 HS DE SEXTA-FEIRA


SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL.

9 hs

HINO das nove horas – 1ª opção

Mantendo a ordem certa do coração fiel, rezo agora aos Três, fulgor do céu. Quero ser o templo do Espírito Santo, outrora descido sobre os Doze, na hora terça. Fiel aos seus desígnios, o Autor divino do Reino a tudo ornou de graça, segundo o seu destino. Louvor e glória ao Pai, ao Filho, Sumo Bem, e ao seu divino Espírito, agora e sempre. Amém.

HINO das nove horas – 2ª opção

Vinde, Espírito de Deus, com o Filho e com o Pai, inundai a nossa mente, nossa vida iluminai. Boca, olhos, mãos, sentidos, tudo possa irradiar o amor que em nós pusestes para os outros inflamar. A Deus Pai e ao seu Filho por vós dai-nos conhecer. Que de ambos procedeis dai-nos sempre firmes crer.

SALMO 118,128-136 MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI (“A caridade é a plenitude da lei” - Rom 13,10)

1ª ANTÍFONA CONFORME A VOSSA LEI, FIRMAI MEUS PASSOS, Ó SENHOR!

Os vossos testemunhos são maravilhosos, ó Senhor, por isso é que meu coração os observa. Vossa palavra, ao revelar-se me ilumina, e dá sabedoria aos pequeninos. Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos. Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, como fazeis para os que amam o vosso nome! Conforme a vossa lei firmai meus passos, para que não domine sobre mim a iniquidade! Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos! Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos! Os meus olhos derramaram rios de pranto, porque as pessoas não respeitam a vossa lei. Glória.

SALMO 25 – PRECE CONFIANTE DO INOCENTE (“Deus nos escolheu em Cristo para sermos santos e irrepreensíveis” - Efésios 1,4)

2ª ANTÍFONA CONFIANDO EM VÓS, SENHOR, NÃO VACILEI.

Fazei-me justiça, Senhor, porque sou inocente, e confiando em vós não vacilei. Provai-me e examinai-me! Sondai o meu coração e o meu íntimo! Tenho sempre vosso amor perante os meus olhos; vossa verdade escolhi por meu caminho. Não me assento com os mentirosos e não quero associar-me com os impostores. Detesto a companhia dos malvados, e com os ímpios não desejo reunir-me. Lavo minhas mãos como inocente e caminho ao redor de vosso altar, celebrando em alta voz vosso louvor, proclamando as vossas maravilhas. Senhor, amo a casa em que habitais e o lugar em que reside a vossa glória. Não junteis a minha alma à dos malvados, nem a minha vida aos homens sanguinários; eles têm as suas mãos cheias de crime, sua direita está repleta de suborno. Eu, porém, vou caminhando na inocência! Libertai-me, ó Senhor, tende piedade! Meu pé está firme na estrada certa e vou bendizer-vos nas assembléias. Glória.

SALMO 27, 1-3.6-9 SÚPLICA E AÇÃO DE GRAÇAS (“Pai, eu te dou graças porque me ouvistes”! João 11,41)

3ª ANTÍFONA CONFIOU EM VÓS, SENHOR DEUS, MEU CORAÇÃO, E VÓS ME AJUDASTES E ME ALEGRASTES!

A vós clamo, ó Senhor, meu Rochedo, não fiqueis surdo à minha voz! Se não me ouvirdes, terei a triste sorte dos que descem ao sepulcro! Escutai o meu clamor, a minha súplica, quando eu grito para vós, quando elevo, ó Senhor, as minhas mãos para o vosso santuário. Não deixeis que eu pereça com os malvados, com quem faz a iniquidade! Eles falam sobre a paz com o seu próximo, mas têm o mal no coração! (...) Bendito sejais, Senhor, porque ouvistes o clamor de minha súplica! Minha força e escudo sois vós, Senhor! Meu coração confia em vós. Vós me ajudastes e o meu coração se alegrou. Canto em festa vosso louvor. Sois a fortaleza do vosso povo e a salvação do vosso Ungido. Salvai e libertai o vosso povo! Abençoai a vossa herança! Sede o meu pastor e o meu guia pelos séculos eternos! Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO