sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 12 HORAS DE QUARTA-FEIRA

 SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL


HINO das doze horas – 1ª opção

Ó Deus, verdade e força, que o mundo governais, da aurora ao meio-dia, a terra iluminais. De nós se afaste a ira, a discórdia e a divisão. Ao corpo dai saúde, e paz ao coração. Ouvi-nos, Pai bondoso, por Cristo Salvador, que vive com o Espírito convosco pelo Amor.

HINO das doze horas – 2ª opção

Canto, Senhor Deus, o vosso louvor, com fervor no coração, pois agora a hora sexta nos convida à oração, Nesta hora foi-nos dada gloriosa Salvação pela morte do Cordeiro, que na cruz trouxe o perdão. Ante o brilho de tal luz se faz sombra o meio-dia. Tanta graça e tanto brilho venho haurir, com alegria. Seja dada a glória ao Pai e ao seu Único também, com o Espírito Paráclito, pelos séculos. Amém.

SALMO 118,81-88 – PARTE XI MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI (“Sua misericórdia perdura de geração em geração para aqueles que o temem” Lucas 1,50)

1ª ANTÍFONA O CÉU E A TERRA PASSARÃO,DIZ O SENHOR, PORÉM JAMAIS MINHAS PALAVRAS PASSARÃO.

Desfaleço pela vossa salvação, vossa palavra é minha única esperança! Os meus olhos se gastaram desejando-a; até quando esperarei vosso consolo? Fiquei tostado como um odre no fumeiro; mesmo assim não esqueci vossos preceitos. Quantos dias me restam de vida? E quando julgareis meus opressores? Os soberbos já cavaram minha cova; eles não agem respeitando a vossa lei. Todos os vossos mandamentos são verdade! Quando a calúnia me persegue, socorrei-me! Eles quase me arrancaram desta terra, mesmo assim eu não deixei vossos preceitos! Segundo o vosso amor, vivificai-me, e guardarei vossa Aliança, ó Senhor! Glória.

SALMO 69 – Ó DEUS, VINDE LOGO EM MEU AUXÍLIO! (“Salvai-nos, Senhor, porque perecemos” - Mt 8,25)

2ª ANTÍFONA – QUANTO A MIM, EU SOU UM POBRE E INFELIZ, SOCORREI-ME SEM DEMORA,Ó MEU DEUS!

Vinde ó Deus, em meu auxílio, sem demora, apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me! Que sejam confundidos e humilhados os que procuram acabar com minha vida! Que voltem para trás, envergonhados, os que se alegram com os males que padeço! Que se retirem, humilhados, para longe, os que me dizem “É bem feito”! Mas se alegrem e em vós se rejubilem os que procuram encontrar-vos; e repitam todo dia: “Deus é grande!”, os que buscam vosso auxílio e salvação. Quanto a mim, eu sou um pobre e infeliz, socorrei-me sem demora, ó meu Deus! Sois meu Deus libertador e meu auxílio! Não tardeis, ó Senhor, em socorrer-me! Glória.

SALMO 74 O SENHOR, JUIZ SUPREMO (“Depôs do trono os poderosos e exaltou os humildes” Lc 1,52).

3ª ANTÍFONA – O SENHOR NÃO JULGARÁ PELA APARÊNCIA, MAS COM TODA A JUSTIÇA E EQUIDADE.

Nós vos louvamos, dando graças e invocando o vosso nome, ó Senhor, publicando os prodígios que fizestes! No momento que determinardes, julgareis segundo as normas da justiça. Mesmo que a terra habitada desmorone, fostes vós que firmastes suas colunas! Que os orgulhosos não sejam arrogantes, que os insolentes não levantem a cabeça. Nem contra o céu levantem suas frontes, não falem esses insultos contra vós, Senhor Deus! Porque não vem do oriente o julgamento, nem do ocidente, do deserto ou das montanhas! Mas sois vós, Senhor Deus, quem vai fazer o julgamento: exaltais a um, humilhais a outro. Em vossa mão, Senhor Deus, tendes uma taça com um vinho de mistura inebriante. Vós lhes impondes que até o fim eles o bebam; todos os ímpios sobre a terra hão de sorvê-lo. Eu, porém, exultarei eternamente, cantarei salmos a vós, ó Senhor Deus de Jacó.Quebrareis a força dos iníquos, mas exaltareis a fronte do homem justo. Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE
http://liturgiadashoras.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO