sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 12 HS DE SÁBADO

SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL.

HINO das doze horas – 1ª opção

Ó Deus, verdade e força, que o mundo governais, da aurora ao meio-dia, a terra iluminais. De nós se afaste a ira, a discórdia e a divisão. Ao corpo dai saúde, e paz ao coração. Ouvi-nos, Pai bondoso, por Cristo Salvador, que vive com o Espírito convosco pelo Amor.

HINO das doze horas – 2ª opção

Canto, Senhor Deus, o vosso louvor, com fervor no coração, pois agora a hora sexta nos convida à oração, Nesta hora foi-nos dada gloriosa Salvação pela morte do Cordeiro, que na cruz trouxe o perdão. Ante o brilho de tal luz se faz sombra o meio-dia. Tanta graça e tanto brilho venho haurir, com alegria. Seja dada a glória ao Pai e ao seu Único também, com o Espírito Paráclito, pelos séculos. Amém.

SALMO 118,161-168 PARTE XXI -MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI (“Não sejais apenas ouvintes da Palavra,mas ponde-a em prática “ - Tiago 1,22).

1ª ANTÍFONAOS QUE AMAM VOSSA LEI, Ó SENHOR, TÊM GRANDE PAZ.

Os poderosos me perseguem sem motivo, mas temo só a vossa lei. Tanto me alegro com as vossas palavras, quanto alguém ao encontrar um grande tesouro. Odeio e detesto a falsidade, porém amo vossas leis e mandamentos! Eu vos louvo sete vezes cada dia, porque vossos julgamentos são justos. Os que amam vossa lei têm grande paz e não há nada que os faça tropeçar. Ó Senhor, de vós espero a salvação, pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos. Obedeço fielmente às vossas ordens, e as estimo ardentemente, mais do que tudo. Serei fiel à vossa lei, à vossa Aliança! Os meus caminhos estão todos ante vós! Glória.

SALMO 33 – PARTE I O SENHOR É A SALVAÇÃO DOS JUSTOS (“Vós provastes que o Senhor é bondoso” ´1ª Pedro 2,3)

2ª ANTÍFONA Ó SENHOR, NADA FALTA AOS QUE VOS BUSCAM!

Eu vos bendigo, ó Senhor, em todo o tempo, vosso louvor está sempre em minha boca! Minha alma se gloria em vós, Senhor, que ouçam os humildes e se alegrem! Comigo vos engrandeçam, ó Senhor Deus, exaltemos todos juntos o vosso nome! Todas as vezes que vos busquei, vós me ouvistes, e me livrastes de todos os temores. Que todos contemplem a vossa face e se alegrem e nenhum rosto se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a vós e foi ouvido, e me libertastes de toda a angústia. O vosso anjo, Senhor, vem acampar ao redor dos que vos temem, e os salva. Provem todos e vejam quão suave sois vós, Senhor! Felizes os que têm em vós seu refúgio! Que todos os vossos santos vos respeitem, Senhor Deus, porque nada falta aos que vos temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas os que vos buscam, ó Senhor, não falta nada. Glória.

PARTE II -

3ª ANTÍFONA PROCURO A PAZ, SENHOR, E VOU COM ELA EM MEU CAMINHO

Que todos me ouçam, pois vou contar-lhes o temor a vós, Senhor Deus. Qual o homem que não ama a sua vida, procurando ser feliz todos os dias? Que afastemos nossa língua da maldade, e nossos lábios, de palavras mentirosas! Que nos afastemos do mal e façamos o bem, que procuremos a paz e caminhemos com ela. Vós pousais os vossos olhos sobre os justos, e nossos ouvidos estão atentos ao vosso chamado; mas voltais a vossa face contra os maus, para apagardes da terra sua lembrança. Os justos clamam e vós, Senhor, tão bondoso, os escutais e os libertais de todas as angústias. Estais perto dos corações atribulados, e confortais os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas vós os libertais de todos eles. Mesmo os seus ossos vós os guardais e os protegeis, e nenhum deles haverá de se quebrar. A malícia do iníquo leva à morte, e quem odeia o homem justo é castigado. Mas vós, Senhor, libertais a vida dos vossos servos, e quem nele espera não será castigado. Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO