sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 12 HS DE SEGUNDA FEIRA

SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL                         

HINO das doze horas – 1ª opção

Ó Deus, verdade e força, que o mundo governais, da aurora ao meio-dia, a terra iluminais. De nós se afaste a ira, a discórdia e a divisão. Ao corpo dai saude, e paz ao coração. Ouvi-nos, Pai bondoso, por Cristo Salvador, que vive com o Espírito convosco pelo Amor.

HINO das doze horas – 2ª opção

Canto, Senhor Deus, o vosso louvor, com fervor no coração, pois agora a hora sexta nos convida à oração. Nesta hora foi-nos dada gloriosa Salvação pela morte do Cordeiro, que na cruz trouxe o perdão. Ante o brilho de tal luz se faz sombra o meio-dia. Tanta graça e tanto brilho venho haurir, com alegria. Seja dada a glória ao Pai e ao seu Único também, com o Espírito Paráclito, pelos séculos. Amém.


SALMO 118,1-8 PARTE I – Meditação sobre a palavra de Deus na lei (“Seja realizada a tua vontade na terra, como é realizada nos céus” Mateus 6,10)

1ª ANTIFONA – GUIAI-ME NO CAMINHO DE VOSSOS MANDAMENTOS

Ensinai-me a viver vossos preceitos: quero guardá-los fielmente até o fim. Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e a guardarei de todo o coração. Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade. Inclinai meu coração às vossas leis, e nunca ao dinheiro e à avareza. Desviai o meu olhar de coisas vãs, dai-me a vida pelos vossos mandamentos! Cumpri, Senhor, vossa promessa ao vosso servo, vossa promessa garantida aos que vos temem. Livrai-me do insulto que receio, porque vossos julgamentos são suaves. Como anseio pelos vossos mandamentos! Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo! Glória.

SALMO 39, 2-14.17-18 – AÇÃO DE GRAÇAS E PEDIDO DE AUXÍLIO (“Não quiseste sacrifício e oferenda.Tu, porém me formaste um corpo” - Hebreus 10,5)

 PARTE I

2ª ANTÍFONA – MEU ALIMENTO, Ó PAI, É FAZER A VOSSA VONTADE!

Ao esperar, esperei em vós, Senhor, que vos inclinastes e ouvistes meu clamor. Vós me retirastes da cova da morte, e de um charco de lodo e de lama. Colocastes os meus pés sobre a rocha, devolvestes a firmeza a meus passos. Canto novo pusestes em meus lábios, um poema em vosso louvor. Muitos vejam, respeitem, adorem e esperem em vós, confiantes. É feliz quem a vós se confia, quem não segue os que adoram os ídolos e se perdem por falsos caminhos. Quão imensos, Senhor, são vossos feitos! Fizestes maravilhas por nós! Quem poderá comparar-se a vós, nos desígnios a nosso respeito? Eu quisera, Senhor, publicá-los, mas são tantos! Quem pode contá-los? Não quisestes sacrifício e oblação, mas me abristes os ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e eu, então, vos disse que venho fazer a vossa vontade com prazer, como está escrito no livro. Guardo em meu coração vossa lei! Anunciei numa grande assembléia as Boas-Novas da vossa justiça, como bem o sabeis! Não fechei os meus lábios! Glória.

 PARTE II

3ª ANTÍFONA – EU SOU POBRE, INFELIZ, DESVALIDO, PORÉM GUARDA O SENHOR MINHA VIDA

Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração. Narrei vosso auxílio e lealdade. Não calei vossa graça e verdade, na presença da grande assembléia. Não me negueis vosso amor! Guardem-me vossa graça e verdade, pois desgraças sem conta me cercam, minhas culpas me agarram, me prendem, e assim já não posso enxergar. Meus pecados são mais numerosos que os cabelos da minha cabeça; desfaleço e me foge o alento! Dignai-vos, Senhor, libertar-me, vinde logo socorrer-me! (...) Mas em vós se alegre e rejubile todos os que vos buscam! Que digam sempre: “É grande o Senhor! “ , os que buscam, em vós seu auxílio! Eu sou pobre, infeliz, desvalido, porém guardais minha vida, por mim vos desdobrais em carinho. Vós me sois auxílio e salvação: vinde logo, Senhor,não tardeis! Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE:
http://liturgiadashoras.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO