sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 12 HS DE SEXTA-FEIRA

SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL.

HINO das doze horas – 1ª opção

Ó Deus, verdade e força, que o mundo governais, da aurora ao meio-dia, a terra iluminais. De nós se afaste a ira, a discórdia e a divisão. Ao corpo dai saúde, e paz ao coração. Ouvi-nos, Pai bondoso, por Cristo Salvador, que vive com o Espírito convosco pelo Amor.

HINO das doze horas – 2ª opção

Canto, Senhor Deus, o vosso louvor, com fervor no coração, pois agora a hora sexta nos convida à oração, Nesta hora foi-nos dada gloriosa Salvação pela morte do Cordeiro, que na cruz trouxe o perdão. Ante o brilho de tal luz se faz sombra o meio-dia. Tanta graça e tanto brilho venho haurir, com alegria. Seja dada a glória ao Pai e ao seu Único também, com o Espírito Paráclito, pelos séculos. Amém.

SALMO 118, 137-144MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI (“Felizes o leitor e os ouvintes das palavras desta profecia, se observarem o que nela está escrito” Apocalipse 1,3).

1ª ANTÍFONA – SE EU COMPREENDER E PRATICAR O QUE DIZEIS, SENHOR, SEREI FELIZ !

Na verdade sois justo, Senhor, e vossos julgamentos são corretos! Com justiça ordenais vossos preceitos, com verdade os ordenais a toda prova. O meu zelo me devora e me consome, porque meus inimigos esquecem vossa lei. Vossa palavra foi provada e comprovada, por isso eu, vosso(a) servo(a) tanto a amo. Embora eu seja tão pequeno(a) e desprezado(a), jamais esqueço vossas leis, vossos preceitos. Vossa justiça é justiça eternamente, e vossa lei é a verdade inabalável. Angústia e sofrimento me assaltaram. Minhas delícias são os vossos mandamentos. Vossa Aliança é uma justiça eterna; ajudai-me a compreendê-la e viverei! Glória.

SALMO 58,2-5.10-11.17-18 ORAÇÃO DO JUSTO PERSEGUIDO (“Essas palavras ensinam a todos o amor filial do Salvador para com seu Pai” - Eusébio de Cesareia)

2ª ANTÍFONA PROTEGEI-ME, Ó MEU DEUS, CONTRA OS MEUS PERSEGUIDORES!

Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, e protegei-me contra os meus perseguidores! Libertai-me dos obreiros da maldade, defendei-me desses homens sanguinários! Ficam espreitando a minha vida, poderosos armam tramas contra mim. Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime! Investem contra mim sem eu ter culpa: despertai e vinde logo ao meu encontro! (...) Vós sois minha força, e é a vós que me dirijo, porque sois meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu Amor! Vinde com vosso amor ao meu encontro e meus inimigos serão humilhados (...) Cantarei, então, vosso poder e de manhã celebrarei vossa bondade, porque fostes para mim o meu abrigo, o meu refúgio no dia da aflição. Ó minha força, cantarei vossos louvores, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor! Glória.

SALMO 59 – ORAÇÃO DEPOIS DE UMA DERROTA (“No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” João 16,33)

3ª ANTÍFONA FELIZ O HOMEM QUE POR VÓS É CORRIGIDO, SENHOR DEUS, POIS SE FERIS, TAMBÉM CUIDAIS DA FERIDA!

Senhor, rejeitastes vosso povo e arrasastes nossas fileiras! Estáveis irado! Voltai-vos! Abalastes, partistes a terra, reparai suas brechas, pois treme. Duramente provastes o povo, e nos destes um vinho atordoante. Indicastes aos fiéis um sinal, e os pusestes a salvo das flechas. Que os vossos amados sejam livres! Vossa mão nos ajude: ouvi-nos! Falastes em vosso santo lugar: “Exultarei, repartindo Siquém, medirei o vale em Sucot. Galaad, Manassés me pertencem, Efraim é o meu capacete, e Judá, o meu cetro real. Moab é a minha bacia de banho. Coloquei sobre Edom o meu calçado, vencerei a nação Filisteia”. Quem me leva à cidade segura e a Edom, se vós rejeitais vosso povo, ó Senhor Deus, e não mais conduzis nossas tropas? Dai-nos, Senhor Deus, vosso auxílio em nossa angústia! Nada vale o socorro dos homens! Mas convosco, Senhor, faremos proezas, e ireis esmagar o opressor. Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO