sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 15 HS DE QUARTA-FEIRA

SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA A RECITAÇÃO INDIVIDUAL MAIS AGRADÁVEL.

HINO das quinze horas – 1ª opção

Vós, que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente, e que o prêmio da santa morte nos dê glória eternamente. Escutai-me, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que vive em plena comunhão convosco e com o Espírito de amor.

HINO das quinze horas – 2ª opção

Cumprindo o ciclo tríplice das horas, eu vos louvo, ó Senhor, de coração, cantando nos salmos vossa grandeza, ó Deus uno e Trino em perfeição. A exemplo de São Pedro, nosso mestre, guardando vosso mistério, ó Deus vivo e verdadeiro, em almas redimidas, sinal de salvação do mundo inteiro, também salmodio no Espírito, unido aos Apóstolos de Cristo nosso Senhor, e assim nossos passos serão firmados na força de Jesus, o Salvador. Louvor a vós, ó Pai, autor de toda a vida, e ao vosso Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem, unidos pelo amor do Santo Espírito, Deus vivo, pelos séculos. Amém.

SALMO 118,89-96 XIIMEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI (“Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei” - João 13,14)

1ª ANTÍFONA PROCUREI VOSSA VONTADE, Ó SENHOR, POR MEIO DELA CONSERVAIS A MINHA VIDA.

Vossa palavra é eterna, ó Senhor, tão firme e estável como o céu. De geração em geração vossa verdade permanece como a terra que firmastes. Porque mandastes, tudo existe até agora; todas as coisas vos obedecem! Se não fosse vossa lei minhas delícias, eu já teria perecido na aflição. Jamais esquecerei vossos preceitos! Por meio deles, conservais a minha vida. Salvai-me, ó Senhor, eu vos pertenço! Sempre procurei vossa vontade! Espreitam-me os maus para perder-me, mas continuo sempre atento à vossa lei. Vi que toda a perfeição tem seu limite, e só a vossa Aliança é infinita. Glória.

SALMO 93 – PARTE I – O SENHOR FAZ JUSTIÇA (“O Senhor pune todos esses pecados: pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim para a santidade” - 1Tes 4,6-7).

2ª ANTÍFONA SABEIS, SENHOR, O QUE PENSAMOS, POIS UM NADA É O NOSSO PENSAMENTO!

Ó Senhor Deus, que fazeis justiça, brilhai, revelai-vos! Levantai-vos e mostrai aos soberbos a necessidade de conversão! Até quando, Senhor, os injustos vencerão? Arrogantes, derramam insultos e se gabam do mal que fizeram. Oprimem vosso povo e humilham a vossa herança. Trucidam o estrangeiro e a viúva, assassinam o pobre e o órfão! Eles pensam que nada vedes,que vós, o Deus de Jacó, nada percebeis! Que eles entendam, estultos do povo, insensatos, quando é que verão? Vós, que fizestes o ouvido, não ouvireis? Vós, que ensinais os homens,não saberíeis? Vós sabeis o que pensamos, pois nosso pensamento é um nada! Glória

PARTE II

3ª ANTÍFONA – PARA MIM, O SENHOR, COM CERTEZA, É REFÚGIO, É ABRIGO, É ROCHEDO.

É feliz, Senhor, quem formais e educais no caminho da Lei, para dar-lhe um alívio na angústia, quando ao ímpio se abre uma cova.Vós não rejeitais vosso povo e nem vos esqueceis vossa herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça. Quem por mim contra os maus se levanta e ao meu lado estará contra eles? Se não me désseis uma ajuda, Senhor, eu estaria no silêncio da morte! Quando penso que estou quase caindo, vosso amor me sustenta! Quando o meu coração se angustia, consolais e alegrais a minha alma. Pode acaso juntar-se convosco o impostor tribunal da injustiça,que age mal, tendo a lei por pretexto? Eles podem agir contra o justo, condenando o inocente a morrer: Para mim, Senhor, com certeza, sois refúgio, abrigo, rochedo! Vós os arrasais, fazeis seu mal voltar contra eles, sua própria maldade os condena! Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE
http://liturgiadashoras.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO