sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 15 HS DE QUINTA-FEIRA

SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL.

HINO das quinze horas – 1ª opção

Vós, que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente, e o prêmio da santa morte nos dê glória eternamente . Escutai-me, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que vive em plena comunhão convosco e com o Espírito de amor.

HINO das quinze horas – 2ª opção

Cumprindo o ciclo tríplice das horas, eu vos louvo, ó Senhor, de coração, cantando nos salmos vossa grandeza, ó Deus uno e Trino em perfeição. A exemplo de São Pedro, nosso mestre, guardando vosso mistério, ó Deus vivo e verdadeiro, em almas redimidas, sinal de salvação do mundo inteiro, também salmodio no Espírito, unido aos Apóstolos de Cristo nosso Senhor, e assim nossos passos serão firmados na força de Jesus, o Salvador. Louvor a vós, ó Pai, autor de toda a vida, e ao vosso Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem, unidos pelo amor do Santo Espírito, Deus vivo, pelos séculos. Amém.

SALMO 118,121-128 – PARTE XVI MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI. (“Maria conservava em seu coração a lembrança de todos esses fatos” - Lucas 2,51)

1ª ANTÍFONAASSEGURAI-ME TUDO O QUE É BOM, POIS SOU O VOSSO SERVO,Ó SENHOR!

Pratiquei a equidade e a justiça, não me entregueis nas mãos dos que me oprimem! Por isso, Senhor, assegurai-me o que é bom, não permitais que os soberbos me oprimam! Gastei os meus olhos e cansei-me de esperar-vos e de aguardar vossa justiça e salvação! Tratai-me, Senhor, conforme o vosso amor, ensinai-me os vosso desígnios! Sou vosso servo: concedei-me inteligência para que eu possa compreender a vossa Aliança! Já é tempo de intervirdes, Senhor, pois vossa lei está sendo violada! Por isso eu amo os mandamentos que nos destes, mais que o ouro, muito mais que o ouro fino! Por isso sigo bem direito as vossas leis e detesto os caminhos da mentira. Glória.

SALMO 127 – A PAZ DO SENHOR NA FAMÍLIA (“De Sião, isto é, da sua Igreja, o Senhor te abençoe” - Arnóbio)

2ª ANTÍFONA ABENÇOAI-NOS, SENHOR, PARA QUE POSSAMOS VER A PAZ CADA DIA DE NOSSA VIDA!

Feliz quem vos teme, ó Senhor, e trilha o vosso caminho! Viverá do trabalho de suas mãos, será feliz, tudo irá bem! Sua esposa é uma videira bem fecunda, no coração da tua casa; os seus filhos são rebentos de oliveira ao redor de sua mesa. Será assim abençoado todo homem que vos teme, ó Senhor! Abençoai-o de onde morais, cada dia de sua vida, para que veja Jerusalém prosperar e os filhos dos seus filhos. Ó Senhor, que venha a paz para o vosso povo, que venha a paz a Israel e a todos nós. Glória.

SALMO 128 A RENOVADA ESPERANÇA DO POVO OPRIMIDO (“A Igreja fala dos sofrimentos que ela suporta” - Santo Agostinho).

3ª ANTÍFONA – O SENHOR LUTARÁ CONTRA MEUS INIMIGOS!

Quanto fui perseguido desde jovem, mas nunca me derrotaram! Os meus inimigos araram como lavradores o meu dorso, rasgando longos sulcos com o arado, mas vós, Senhor, sempre agis com justiça, e fizestes em pedaços as correias dos malvados. Que voltem para trás, envergonhados, todos os que vos odeiam! Sejam eles como a erva dos telhados, que bem antes de arrancada já secou! Esta jamais enche a mão do ceifador nem o regaço dos que juntam os seus feixes. Para estes nunca dizem os que passam: “Sobre vós desça a bênção do Senhor! Em nome do Senhor vos bendizemos! Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE 
http://liturgiadashoras.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO