sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 15 HS DE SEXTA-FEIRA










SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL.

HINO das quinze horas – 1ª opção

Vós, que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente, e o prêmio da santa morte nos dê glória eternamente . Escutai-me, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que vive em plena comunhão convosco e com o Espírito de amor.

HINO das quinze horas – 2ª opção

Cumprindo o ciclo tríplice das horas, eu vos louvo, ó Senhor, de coração, cantando nos salmos vossa grandeza, ó Deus uno e Trino em perfeição. A exemplo de São Pedro, nosso mestre, guardando vosso mistério, ó Deus vivo e verdadeiro, em almas redimidas, sinal de salvação do mundo inteiro, também salmodio no Espírito, unido aos Apóstolos de Cristo nosso Senhor, e assim nossos passos serão firmados na força de Jesus, o Salvador. Louvor a vós, ó Pai, autor de toda a vida, e ao vosso Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem, unidos pelo amor do Santo Espírito, Deus vivo, pelos séculos. Amém.


SALMO 21 – PARTE I – AFLIÇÃO DO JUSTO E SUA JUSTIFICAÇÃO (“Jesus deu um grande grito: 'Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonaste?' “ -Mt 27,46

1ª ANTÍFONA NÓS O VIMOS DESPREZADO E SEM BELEZA, HOMEM DAS DORES, HABITUADO AO SOFRIMENTO.

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes , e ficais longe do meu grito e da minha prece? Clamo por vós, de dia, e não me ouvis! Clamo à noite e para mim não há resposta! No entanto, vós sois o santo em vosso Templo, que habitais entre os louvores de Israel. Foi em vós que os nossos pais esperaram, e os libertastes. Seu clamor subiu a vós e foram salvos! Confiaram em vós e não foram enganados! Quanto a mim, eu sou um verme, e não um homem! Sou o opróbrio e o desprezo das nações (pagãs). Riem de mim os que me veem, torcem os lábios e sacodem a cabeça;”Ao Senhor se confiou, ele o liberte e agora o salve, se é verdade que ele o ama! “Vós me conduzistes desde a minha concepção, e me agasalhastes no seio maternal. Desde quando vim à luz vos fui entregue! Desde o ventre de minha mãe sois o meu Deus! Não fiqueis longe de mim, porque padeço! Ficai perto, pois não há quem me socorra! Glória

PARTE II

2ª ANTÍFONAELES REPARTEM ENTRE SI AS MINHAS VESTES E SORTEIAM ENTRE ELES A MINHA TÚNICA!

Por touros numerosos fui cercado, e as feras de Basan me rodearam. Escancararam contra mim as suas bocas, como leões devoradores a rugir. Eu me sinto como a água derramada, e meus ossos estão todos deslocados. Meu coração, como cera, se derrete no meu peito. Minha garganta está igual ao barro seco, minha língua está colada ao céu da boca, e por vós fui conduzido ao pó da morte! Cães numerosos me rodeiam furiosos, fui cercado por um bando de malvados. Transpassaram minhas mãos e meus pés, posso contar todos os meus ossos. Eis que me olham, e me vendo se deleitam! Repartem entre si as minhas vestes e sorteiam entre eles a minha túnica! Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe, ó minha força, vinde logo em meu socorro! Libertai minha alma da espada, e das garras desses cães, a minha vida! Arrancai-me da goela do leão, e a mim, tão pobre, desses touros que me atacam! Anunciarei o vosso nome a meus irmãos e no meio da assembléia vou louvar-vos! Glória.

PARTE III

3ª ANTÍFONA QUE SE PROSTREM E ADOREM O SENHOR, TODOS OS POVOS E AS FAMÍLIAS DA NAÇÕES!

Todos os que vos temem, Senhor Deus, deem-vos louvores, que vos glorifiquem os descendentes de Jacó e toda a raça de Israel! Vós não desprezastes nem rejeitastes a miséria dos que sofrem sem amparo, nem desviastes do humilhado a vossa face, mas o ouvistes quando gritava por socorro. Sois meu louvor em meio à grande assembléia! Cumpro meus votos ante os que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que vos procuram vos louvarão: “Seus corações tenham a vida para sempre!” Que os confins de toda a terra lembrem-se disso, para que voltem a vós, Senhor, e se convertam, e se prostrem, adorando, diante de vós, todos os povos e as famílias das nações (pagãs). Somente a vós adorarão os poderosos, e os que voltam para o pó vos louvarão. Para vós há de viver a minha alma, toda a minha descendência há de servir-vos. Às futuras gerações a minha descendência anunciará vosso poder e vossa justiça. Ao povo novo que há de vir, ela dirá: “Eis a obra que o Senhor realizou!” Glória

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE 

http://liturgiadashoras.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO