sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 15 HS DO SÁBADO

SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL.

HINO das quinze horas – 1ª opção

Vós, que sois o Imutável, Deus fiel, Senhor da História, nasce e morre a luz do dia, revelando a vossa glória. Seja a tarde luminosa numa vida permanente, e o prêmio da santa morte nos dê glória eternamente . Escutai-me, ó Pai Santo, pelo Cristo, nosso irmão, que vive em plena comunhão convosco e com o Espírito de amor.

HINO das quinze horas – 2ª opção

Cumprindo o ciclo tríplice das horas, eu vos louvo, ó Senhor, de coração, cantando nos salmos vossa grandeza, ó Deus uno e Trino em perfeição. A exemplo de São Pedro, nosso mestre, guardando vosso mistério, ó Deus vivo e verdadeiro, em almas redimidas, sinal de salvação do mundo inteiro, também salmodio no Espírito, unido aos Apóstolos de Cristo nosso Senhor, e assim nossos passos serão firmados na força de Jesus, o Salvador. Louvor a vós, ó Pai, autor de toda a vida, e ao vosso Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem, unidos pelo amor do Santo Espírito, Deus vivo, pelos séculos. Amém.

SALMO 118, 169-176 MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI (“Sua misericórdia perdura de geração em geração aos que o temem” - Lucas 1,50)

1ª ANTÍFONA ESTENDEI A VOSSA MÃO PARA AJUDAR-ME, POIS ESCOLHI SEMPRE SEGUIR VOSSOS PRECEITOS .

Que o meu grito, Senhor, chegue até vós! Fazei-me sábio como vós o prometestes! Que a minha prece chegue até à vossa face! Conforme prometestes, libertai-me! Que meus lábios prorrompam em canções, pois me fizestes conhecer vossa vontade! Que minha língua cante alegre a vossa lei, porque os vossos mandamentos são justos! Estendei a vossa mão para ajudar-me, pois escolhi sempre seguir vossos preceitos! Desejo ardentemente a vossa salvação e encontro, em vossas leis, minhas delícias! Possa eu viver e para sempre vos louvar, e que vossos conselhos me ajudem! Se eu me perder como uma ovelha, procurai-me, porque nunca esqueci vossos preceitos! Glória.

SALMO 60 ORAÇÃO DO EXILADO (“Oração do justo que espera a vida eterna” Sto Hilário)

2ª ANTÍFONA – SENHOR, SOIS MEU REFÚGIO E FORTALEZA, TORRE FORTE NA PRESENÇA DO INIMIGO.

Escutai, ó Senhor Deus, a minha oração, atendei à minha prece, ao meu clamor! Dos confins do universo a vós eu clamo, e em mim o coração já desfalece. Conduzi-me às alturas do rochedo, e deixai-me descansar nesse lugar! Porque sois o meu refúgio e fortaleza, torre forte na presença do inimigo. Quem me dera morar sempre em vossa casa e abrigar-me à proteção de vossas asas! Pois ouvistes, ó Senhor, minhas promessas, e me fizestes tomar parte em vossa herança. Acrescentai aos nossos dirigentes honestos dias aos dias, e seus anos durem muitas gerações! Governem sempre na vossa presença! Vossa verdade e vossa graça os conservem e fortaleçam! Então cantarei sempre o vosso nome e cumprirei minhas promessas dia a dia. Glória.

SALMO 63 PEDIDO DE AJUDA CONTRA OS PERSEGUIDORES (“Este salmo se aplica de modo especial à Paixão do Senhor” - Santo Agostinho).

3ª ANTÍFONA Ó SENHOR, SALVAI MINHA VIDA DO INIMIGO ATERRADOR!

Ó Deus, ouvi a minha voz, o meu lamento! Salvai-me a vida do inimigo aterrador! Protegei-me das intrigas dos perversos e do tumulto dos obreiros da maldade! Eles afiam suas línguas como espadas, lançam palavras venenosas como flechas, para ferir os inocentes às ocultas e atingi-los de repente, sem temor. Uns aos outros se encorajam para o mal e combinam às ocultas, traiçoeiros, onde pôr as armadilhas preparadas, comentando entre si: “Quem nos verá?” Eles tramam e disfarçam os seus crimes. É um abismo o coração de cada homem! Vós, porém, os ferireis com vossas flechas, e cairão todos feridos, de repente. Sua língua os levará à perdição, e quem os vir, meneará sua cabeça. Com temor proclamará a vossa ação e tirará uma lição de vossa obra. O homem justo há de se alegrar em vós, Senhor, e junto a vós encontrará o seu refúgio, e os de reto coração triunfarão. Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE


http://liturgiadashoras.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO