sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 9 HS DE QUINTA-FEIRA


SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL.


HINO das nove horas – 1ª opção

Mantendo a ordem certa do coração fiel, rezo agora aos Três, fulgor do céu. Quero ser o templo do Espírito Santo, outrora descido sobre os Doze, na hora terça. Fiel aos seus desígnios, o Autor divino do Reino a tudo ornou de graça, segundo o seu destino. Louvor e glória ao Pai, ao Filho, Sumo Bem, e ao seu divino Espírito, agora e sempre. Amém.

HINO das nove horas – 2ª opção

Vinde, Espírito de Deus, com o Filho e com o Pai, inundai a nossa mente, nossa vida iluminai. Boca, olhos, mãos, sentidos, tudo possa irradiar o amor que em nós pusestes para os outros inflamar. A Deus Pai e ao seu Filho por vós dai-nos conhecer. Que de ambos procedeis dai-nos sempre firmes crer.


SALMO 118,97-104 – PARTE XIIIMEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI (“Recebemos este mandamento de Deus: aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão”. 1 João 4,21)

1ª ANTÍFONA A PLENITUDE DA LEI É O AMOR

Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei! Permaneço o dia inteiro a meditá-la! Vossa lei me faz mais sábio que os rivais, porque ela me acompanha eternamente. Fiquei mais sábio que os meus mestres, porque medito sem cessar vossa Aliança. Sou mais prudente que os próprios anciãos, porque cumpro, ó Senhor, vossos preceitos. Afasto os meus passos de todos os maus caminhos, porque sigo fielmente vossas ordens. Não me afasto de vossos julgamentos, porque vós mesmo me ensinastes vossas leis. Como é doce ao paladar vossa palavra! Muito mais doce do que o mel na minha boca! Recebi de vossa lei inteligência, por isso odeio os caminhos da mentira! Glória

SALMO 24 – PRECE DE PERDÃO E CONFIANÇA (“A esperança não decepciona” - Romanos 5,5)

2ª ANTÍFONA VOSSA VERDADE, Ó SENHOR, ME ORIENTE E CONDUZA.

Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma, em vós confio: que eu não seja envergonhado e nem triunfem sobre mim os inimigos! Não se envergonha quem em vós põe a esperança, mas sim, quem nega por um nada a sua fé. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação! Em vós espero todos os dias! Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão, que são eternas! Não recordeis os meus pecados quando jovem, nem vos lembreis de minhas faltas e delitos! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e bondade sem limites! Ó Senhor, sois piedade e retidão, e reconduzis os pecadores ao bom caminho. Dirigis os humildes na justiça, ensinais vosso caminho aos pobres.Vossos caminhos são verdade e amor para quem guarda vossa Aliança e vossos preceitos. Ó Senhor, por vosso nome e vossa honra, perdoai os meus pecados que são tantos! Glória

PARTE II

3ª ANTÍFONA VOLTAI-VOS PARA MIM, TENDE PIEDADE, PORQUE SOU POBRE, ESTOU SOZINHO E INFELIZ!

Aos que vos respeitam, Senhor, ensinais que caminho seguirem, serão felizes e viverão na abundância, e os seus filhos herdarão a nova terra. Vós vos tornais íntimo aos que vos temem e lhes dais a conhecer a vossa Aliança. Tenho os olhos sempre fitos em vós, Senhor, pois tirais os meus pés das armadilhas.Voltai-vos para mim, tende piedade, porque sou pobre, estou sozinho e infeliz! Aliviai o meu coração de tanta angústia, libertai-me das minhas aflições! Considerai minha miséria e sofrimento e concedei vosso perdão aos meus pecados! Olhai como são muitos os meus inimigos, e com que ódio violento me odeiam! Defendei a minha vida e libertai-me! Em vós confio, que eu não seja envergonhado! Que a retidão e a inocência me protejam, pois em vós coloquei minha esperança! Libertai, ó Senhor Deus, o vosso povo, de toda angústia e aflição! Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE
http://liturgiadashoras.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO