sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 9 HS DE SÁBADO

SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL

HINO das nove horas – 1ª opção

Mantendo a ordem certa do coração fiel, rezo agora aos Três, fulgor do céu. Quero ser o templo do Espírito Santo, outrora descido sobre os Doze, na hora terça. Fiel aos seus desígnios, o Autor divino do Reino a tudo ornou de graça, segundo o seu destino. Louvor e glória ao Pai, ao Filho, Sumo Bem, e ao seu divino Espírito, agora e sempre. Amém.

HINO das nove horas – 2ª opção

Vinde, Espírito de Deus, com o Filho e com o Pai, inundai a nossa mente, nossa vida iluminai. Boca, olhos, mãos, sentidos, tudo possa irradiar o amor que em nós pusestes para os outros inflamar. A Deus Pai e ao seu Filho por vós dai-nos conhecer. Que de ambos procedeis dai-nos sempre firmes crer.

SALMO 118, 153-160 – PARTE XX -MEDITAÇÃO SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA LEI (“Senhor, vós tendes palavras de vida eterna” João 6,69)

1ª ANTÍFONA – “SE ME AMAIS”, VÓS ME DIZEIS, SENHOR, “GUARDAREIS OS MEUS PRECEITOS”.


Vede, Senhor, minha miséria, e livrai-me, porque nunca me esqueci de vossa lei! Defendei a minha causa e libertai-me! Pela palavra que me destes, dai-me a vida! Como estão longe da salvação os pecadores, pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade! É infinita, Senhor Deus, vossa ternura: conforme prometestes, dai-me a vida! Tantos são os que me afligem e perseguem, mas eu nunca deixarei a vossa Aliança! Quando vejo os renegados, sino nojo, porque foram infiéis à vossa lei. Quanto eu amo, ó Senhor, vossos preceitos! Vossa bondade reanime a minha vida! Vossa palavra é fundada na verdade, os vossos justos julgamentos são eternos! Glória.

SALMO 132 – ALEGRIA DA UNIÃO FRATERNA (“Amemo-nos uns aos outros, pois o amor é de Deus” 1João 4,7).

2ª ANTÍFONA – A MULTIDÃO DOS FIÉIS ERA UM SÓ CORAÇÃO E UMA SÓ ALMA

Venham todos os seres humanos, Senhor, e vejam como é bom, como é suave, os irmãos viverem juntos, bem unidos! É como um óleo perfumado na cabeça, que desce pela barba, a barba de Aarão, e que desce à orla de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, pois a ele dais, Senhor, vossa bênção e a vida para sempre. Glória.

SALMO 139,1-9.13-14TU ÉS O MEU REFÚGIO (“O Filho do Homem está sendo entregue às mãos dos pecadores” - Mt 26,45)

3ª ANTÍFONASALVAI-ME, Ó SENHOR, DAS MÃOS DOS ÍMPIOS, VÓS QUE SOIS A MINHA FORÇA E SALVAÇÃO!

Senhor, livrai-me e defendei-me dos homens maus e violentos, dos que tramam só o mal no coração e planejam a discórdia cada dia! Como a serpente eles afiam suas línguas, e em seus lábios têm veneno de uma víbora. Salvai-me, ó Senhor, das mãos do ímpio, defendei-me contra o homem violento, contra os que planejam a minha queda! Os soberbos armaram laços contra mim, estenderam uma rede sob os pés e puseram seus tropeços em meu caminho. Mas eu vos digo: “Vós sois meu Deus, inclinai o vosso ouvido à minha prece!” Senhor meu Deus, sois meu auxílio poderoso, vós protegeis minha cabeça no combate! Não atendais os maus desejos dos malvados! Fazei com que os seus planos não se cumpram! (...) Sei que fareis justiça aos infelizes, defendereis a causa justa de vossos pobres. Sim, os justos louvarão o vosso nome, e junto a vós habitarão os homens retos. Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO