sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 9 HS DE SEGUNDA FEIRA

SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL

                              
                   

HINO das nove horas – 1ª opção

Mantendo a ordem certa do coração fiel, rezo agora aos Três, fulgor do céu. Quero ser o templo do Espírito Santo, outrora descido sobre os Doze, na hora terça. Fiel aos seus desígnios, o Autor divino do Reino a tudo ornou de graça, segundo o seu destino. Louvor e glória ao Pai, ao Filho, Sumo Bem, e ao seu divino Espírito, agora e sempre. Amém.

HINO das nove horas – 2ª opção

Vinde, Espírito de Deus, com o Filho e com o Pai, inundai a nossa mente, nossa vida iluminai. Boca, olhos, mãos, sentidos, tudo possa irradiar o amor que em nós pusestes para os outros inflamar. A Deus Pai e ao seu Filho por vós dai-nos conhecer. Que de ambos procedeis dai-nos sempre firmes crer.


SALMO 18-B – HINO A DEUS, SENHOR DA LEI (“Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” Mt 5,48)

1ª ANTÍFONA – A LEI DO SENHOR ALEGRA O CORAÇÃO E ILUMINA OS OLHOS.

Vossa lei, ó Senhor, é perfeita, conforto para a alma! Vosso testemunho é fiel, sabedoria dos humildes. Vossos preceitos são precisos, alegria ao coração. Vosso mandamento é brilhante, uma luz para os olhos. O temor a vós é puro, imutável para sempre. Vossos julgamentos são corretos, e igualmente justos. Eles são mais desejáveis que o ouro refinado. Vossas palavras são mais doces do que o mel que sai dos favos. E vosso servo, instruido por elas, se empenha em guardá-las. Mas quem pode perceber suas faltas? Perdoai as que não vejo! E preservai-me do orgulho! Que ele não me domine! E assim puro, serei preservado dos delitos mais perversos. Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma! Que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor! Glória.

SALMO 07 – ORAÇÃO DO JUSTO CALUNIADO (“Lembrai-vos de que o juiz está às portas” - Tiago 5,9)

PARTE I

2ª ANTÍFONA – O SENHOR SE ESGUERÁ PARA JULGAR OS POVOS COM JUSTIÇA E RETIDÃO

Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: vinde salvar-me do inimigo, libertai-me! Não aconteça que agarrem minha vida como um leão que despedaça a sua presa, sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me! Senhor Deus, se algum mal eu pratiquei, se manchei minhas mãos na iniquidade, se acaso fiz o mal a meu amigo, eu que poupei quem me oprimia sem razão, tende misericórdia de mim! Defendei-me do inimigo! Defendei-me no juizo, porque já decretastes a sentença! Que vos circunde a assembléia das nações! Tomai vosso lugar acima dela! Sois juiz de todos os povos, julgai-me com misericórdia e segundo minha inocência! Ponde fim à iniquidade dos perversos! Confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, vós que sondais os nossos rins e corações! Glória

  PARTE II

3ª ANTÍFONA – DEUS É JUIZ QUE JULGA COM JUSTIÇA, E SALVA OS QUE TÊM CORAÇÃO RETO.

Vós sois o Deus vivo, um escudo protetor, salvais os retos de coração. Sois um juiz que julga com justiça, mas sois um Deus que ameaça cada dia. Se não convertermos para vós nossos corações, preparareis a vossa espada e o vosso arco, e contra nós voltareis vossas armas. Preparais setas mortais e nos alvejais, disparais vossas flechas como raios. Eis que o ímpio concebeu a iniquidade, engravidou e deu à luz a falsidade. Cavou um buraco profundo, mas ele mesmo caiu nessa cova. O mal que fez lhe cairá sobre a cabeça, a violência recairá sobre seu crânio, mas eu vos darei graças, meu Deus, que fizestes justiça, e vos cantarei salmodiando, ó Deus Altíssimo! Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE:
http://liturgiadashoras.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO