sábado, 5 de novembro de 2011

LITURGIA DAS 9 HS DE TERÇA FEIRA

SALMOS EM PRIMEIRA PESSOA, QUE TORNA MAIS AGRADÁVEL A RECITAÇÃO INDIVIDUAL.

HINO das nove horas – 1ª opção

Mantendo a ordem certa do coração fiel, rezo agora aos Três, fulgor do céu. Quero ser o templo do Espírito Santo, outrora descido sobre os Doze, na hora terça. Fiel aos seus desígnios, o Autor divino do Reino a tudo ornou de graça, segundo o seu destino. Louvor e glória ao Pai, ao Filho, Sumo Bem, e ao seu divino Espírito, agora e sempre. Amém.

HINO das nove horas – 2ª opção

Vinde, Espírito de Deus, com o Filho e com o Pai, inundai a nossa mente, nossa vida iluminai. Boca, olhos, mãos, sentidos, tudo possa irradiar o amor que em nós pusestes para os outros inflamar. A Deus Pai e ao seu Filho por vós dai-nos conhecer. Que de ambos procedeis dai-nos sempre firmes crer.

SALMO 118,49-56 PARTE VII – Meditação sobre a palavra de Deus na lei - (“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” João 6,69)

1ª ANTÍFONA – NESTA TERRA DE EXÍLIO, GUARDAREI VOSSOS PRECEITOS

Lembrai-vos da promessa ao vosso servo, pela qual me cumulastes de esperança! O que me anima na aflição é uma certeza: vossa palavra me dá a vida, ó Senhor! Por mais que me insultem os soberbos, nunca me desviarei de vossa lei.recordo as leis que outrora proferistes, e esta lembrança me consola o coração. Apodera-se de mim a indignação, vendo que os ímpios abandonam vossa lei. As vossas leis são para mim como canções que me alegram neste exílio. Até à noite relembro vosso nome e observo a vossa lei, ó meu Senhor! Quanto a mim, só uma coisa me interessa: cumprir, ó Senhor, vossos preceitos! Glória.

SALMO 12 LAMENTAÇÃO DO JUSTO QUE CONFIA EM DEUS - (“Que o Deus da esperança vos cumule de toda a alegria” Romanos 15,13)


2ª ANTÍFONAMEU CORAÇÃO, POR VOSSO AUXÍLIO, REJUBILE!

Até quando, ó Senhor, me esquecereis e me escondereis a vossa face? Até quando estarei triste, angustiado? Até quando o inimigo se erguerá triunfante? Olhai, Senhor meu Deus, e respondei-me! Não deixeis que se me apague a luz dos olhos e se fechem, pela morte, adormecidos! Que o inimigo não me diga: “Eu triunfei!” Nem exulte o opressor por minha queda, pois confiei no vosso amor! Meu coração, por vosso auxílio rejubile! Que eu vos cante pelo bem que me fizestes! Glória

SALMO 13 E 52 A INSENSATEZ DOS ÍMPIOS (“Onde avultou o pecado, a graça excedeu” Romanos 5,20)

3ª ANTÍFONA DEUS ENCERROU TODOS OS HOMENS NO PECADO PARA TER MISERICÓRDIA DELES TODOS.

O insensato não crê em vós, Senhor! Corrompeu-se em ações abomináveis, não faz o bem! Vós vos inclinais lá dos céus sobre os filhos de Adão, para ver se resta um homem de bom senso que ainda busque a vós, Senhor Deus! Mas todos eles igualmente se perderam, corrompendo-se uns aos outros! Já não há mais nenhum que faça o bem,não existe um sequer! Será que não percebem os malvados quanto exploram o meu povo? Eles devoram o meu povo como pão e não vos invocam, Senhor! Mas um dia vão tremer de tanto medo, onde não há o que temer, porque estais com o justo, Senhor Deus, mas fizestes dispersar até os ossos os que o assediavam. Podem todos rirem da esperança dos humildes, mas vós sois o seu refúgio! Eles ficaram todos cheios de vergonha, porque vós os rejeitastes. Que venha logo, de Sião, a salvação de Israel! Quando reconduzirdes, Senhor, do cativeiro os deportados do vosso povo, que júbilo e festa em Jacó, que alegria em Israel! Glória.

ORAÇÃO DO DIA E LEITURAS: VER SITE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIGITE AQUI O SEU COMENTÁRIO